A inas paralisa na província de Sofala todos projectos de saneamento do meio que decorria em vários distritos nomeadamente, beira, Dondo, Inhamatanda, Caia, Marínguè, Chibabava, Buzi, Muxungue, entre outros .
Portanto, a densidade nestes locais de trabalho volta novamente nas condições péssimas colocando em perigo a vida dos moradores nos mesmo locais de trabalhos.
A realizacao das diversos actividades promovidos pela accao social
No entanto, assim como mostra a fotografia, o instituto nacional de acção social promovia várias tarefas nas comunidades beneficiando assim os munícipes em termos de saneamento.
A paragem das actividades (INAS)
Não só através da pandemia que é o surto novo coronavirus, antes porém começou a apresentar certos problemas que ainda com o tempo serão revelados pela nossa equipa de reportagem.
Devido a pandemia vem-se que certas zonas em que estes realizavam suas tarefas de saneamento já estão a voltar nas condições estremas, necessitando assim que o trabalho seja feito a nível da província.
De referir que certas valas de drenagens já não conseguem correr as aguas libertados pelos munícipes devido a acumulação de lixo.
Visitas a alguns centros de saúde.
As familias-acumlam-traumas, e a nossa equipe de reportagem visitou ainda alguns centros de saúde em Moçambique onde o projecto operava garantindo assim boa apresentação, que até hoje já se encontram com maus aspectos.
A estatística mostra que brevemente o governo moçambicano poderá solicitar inas que tente outras formas para garantir que haja ainda saneamento pior ainda com a situação do vulgo covid-19.
Entrevistas feitas aos colaboradores das actividades
Segundo as entrevistas feita aos colaboradores da inas, (José mamboquisse) dizem estar satisfeito e disponível a voltar para a realizarão das mesmas tarefas;
Não só porque o subsídio que ganhavam na parte de inas sustentava em alguns sentidos as famílias garantindo o pão diário.
Ainda alguns colaboradores que já aprendia muitas coisas com o projecto mencionando assim como por exemplo, o fabrico de blocos e outras actividades feitas.
Desesperos na parte dos colaboradores da inas
Dizem ainda os colaboradores que com o surto novo coronavirus paralisou muitas terrefas que estes esperavam realizar com o projecto em vários distritos.
Já com a paragem do projecto devido coronavirus (covid-19) a maioria destas ficaram sem ocupação, mesmo assim procurando, não conseguem achar outros projectos.
Ate hoje torna complicado para encontrar o sustento das suas famílias, pior ainda com esta doenca so do há demissão dos trabalhadores.
Você precisa fazer log in para comentar.