Qual a importância de fazer controle de gastos? 1

Qual a importância de fazer controle de gastos?

Muitas pessoas já perceberam a importância de controlar seus gastos, de se organizarem financeiramente e de investirem no futuro. Mas isso só é possível quando há um monitoramento de todo o dinheiro que entra e sai da conta.

Se você está lendo esse texto e pensando que, mesmo não fazendo um controle rígido das finanças, você sabe em média quanto gasta por mês, não se assuste se ao colocar esses dados na ponta do lápis perceba que boa parte da sua receita está sendo utilizada com aplicativos de transporte ou alimentação fora de casa, por exemplo  etc .

Além disso, se você é freelancer ou influenciador, a importância de dividir os gastos é ainda maior, pois há variação de receitas de um mês para o outro, mas muitos gastos permanecem fixos.

Por isso, se você quer se planejar e ficar com as contas no azul, confira as nossas dicas!

Motivos para fazer uma planilha de controle de gastos

É normal que todos saibam qual o valor exato que recebem por mês, mesmo que não trabalhem com algo fixo. Mas quando a pergunta é sobre o valor que gastam, a maioria não sabe dizer de forma precisa.

O trabalho digital possui uma indepedençia se comparado com o mercado tradicional, porém ele também exige uma organização financeira, e a melhor forma de se fazer isso é utilizando uma planilha ou planificaçao

É claro que não há a necessidade do uso de planilhas muito complexas, pois isso é um fator que desestimula o acompanhamento, mas ficar de olho nos gastos mensais ajuda você a pensar em novas conquistas.

Uma planilha também permite que com algumas fórmulas sejam calculadas várias métricas, como o ROI quer dizer retorno sobre investimento é uma das métricas financeiras utilizadas pelos negócios que mede o retorno de investimento, demonstrando assim a saúde financeira da marca.

Portanto, para que um negócio funcione e seja possível tomar decisões, é preciso se planejar, ter reservas para investir e possuir um capital de giro que mantenha sua marca no mercado, mesmo quando as ofertas não estejam tão boas.

Começar essa organização do zero pode ser difícil, mas há programas aplicativos que conseguem simplificar isso. No computador, é possível utilizar as planilhas do Excel ou do Google, que atualizam os valores online e os armazenam na nuvem.

Além disso, alguns aplicativos de celular como o  GUIA BOLSO ECONOMIA e ORGANIZZE emuito mais aplicativos resentes que pode  ajudam com a criação de bretes de pagamentos, integrações com os gastos do cartão e com a conta do banco, e ainda o envio de alertas quando os gastos ultrapassam os valores definidos.

4 vantagens da organização de gastos

Com a vida financeira em dia, é possível que o empreendedor se sinta mais seguro e confortável para fazer novos investimentos, pagar suas contas em dia e evitar surpresas desagradáveis. Veja outras vantagens!

1. Propor metas a longo prazo

Somente com uma planilha organizada será possível propor metas para seu futuro. Hoje, você sabe quanto pode investir? Você possui uma reserva de emergência ou está juntando dinheiro para realizar algum sonho?

O controle finaçeiro ajuda na proposição de metas, pois mostra de forma objetiva quanto entra e quanto sai. Assim, será possível criar metas mensais, por exemplo, para que ao final de um ano você consiga juntar determinado valor.

2. Ter acesso rapidamente a informações importantes

Ao organizar os seus dados, você poderá consultá-los de maneira fácil e prática. Por isso, recomendamos que sejam utilizadas planilhas no computador ou aplicativos de celular.

Assim, atualizando e monitorando as entradas e saídas, você sabe em quais datas irá receber, quanto ainda pode gastar naquele mês ou quanto já ultrapassou no seu limite.

3. Cortar gastos

Depois de organizar as informações e descobrir de quanto são seus gastos, você poderá estabelecer cortes, pois conseguirá analisar o que são custos e o que são gastos.

Os custos fixos incluem: aluguel, luz, internet, telefone, água, alimentação e, dificilmente, podem ser cortados ou diminuídos.

Já os gastos são mais fáceis de serem eliminados. Você pode se propor a diminuir o uso dos aplicativos de transporte, comer fora apenas aos finais de semana e comprar roupas novas apenas em ocasiões especiais.

4. Tomar decisões

Para tomar decisões e se comprometer financeiramente, é preciso estar com as contas em dia.

Dessa forma, a organização financeira permite que você faça investimentos a longo prazo, pegue empréstimos quando necessário e faça compras parceladas, pois mediante os dados da sua planilha, a sua expectativa de ganhos e gastos já está planejada.

Aprenda a fazer o seu controle de gastos em 3 passos

Como já disse, recomendo que você se organize financeiramente por meio de uma planilha.

Veja agora como fazer seu controle de gastos usando o planilha do Google!

1. Crie a planilha

Divida sua planilha em meses e gastos. Na parte superior, nomeie 12 colunas com os meses.

Na parte lateral, você deve escrever todos os gastos, como: alimentação, aluguel, luz, água, condomínio, transporte, investimento da marca, gastos pessoais, entre outros.

voçe leu amateria deixa seu comentario , gostaria de ouvir a sua openiao.

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.